Projeto Tecendo Ações no Presente. Construindo a Cidadania do Futuro
Este Projeto tem como proposta a difusão e a fruição de atividades culturais na cidade de Duque de Caxias e tem como foco principal a memória e a identidade local numa perspectiva transversal e globalizada.
As atividades desenvolvidas passam pelas seguintes propostas:
1. “Caminhos percorridos. Histórias construídas: a Tradição Oral em Duque de Caxias.” Registro em audiovisual de trajetórias de Mestres da Cultura Local, particularmente, aqueles relacionados à Capoeira, à religiosidade de matriz africana e às de Folias de Reis. Estes registros fazem parte do acerco do Banco de Oralidade da Associação dos Amigos do Instituto Histórico.
2. Cineclube que tem como público alvo alunos de escolas públicas e a comunidade interessada, no qual são apresentadas produções sócio educativas, de gênero, de etnia, de cultura popular e outros filmes nacionais e documentários indicadas por profissionais da Educação.
3. Oficina “Pintando o hoje. Construindo o amanhã”, na qual são apresentadas técnicas e estilos diferenciados, através da parceria com o Atelier Arte e Fato.
4. Exposição “Pintando o hoje. Projetando o amanhã”, composta pelas obras confeccionadas durante a “Pintando o hoje. Construindo o amanhã”, sendo realizada anualmente. As obras ficam expostas no Instituto Histórico de Duque de Caxias.
5. Confecção e publicação anual da “Revista Pilares Cultural – Edições Especiais”, com uma tiragem de 1.000 exemplares, divulgando, no primeiro ano, os trabalhos que concorreram ao concurso de monografias “Cultura de Duque de Caxias, cadê Você?”. Ver Edições no link http://amigosinstitutohistoricodc.com.br/?page_id=105
6. Oficina “Teatro e Transformação Social”, dinamizada por Ediélio Mendonça, teatrólogo, dramaturgo e diretor teatral. Vencedor do prêmio Moliére, diretor de vários espetáculos teatrais e professor de vários cursos de teatro. As oficinas tem duração semestral e são abertas a alunos de escolas públicas e comunidade em geral. Para o encerramento da oficina, é realizada uma prova pública (duas apresentações), com entrada gratuita às escolas públicas e comunidade interessada.
7. Oficinas de Capoeira que são semestrais e envolvem mestres de capoeira, atuando junto aos alunos de escolas públicas. Estas oficinas ocorrem com a parceria do Museu Vivo do São Bento.
8. Criação e manutenção de um website para divulgar as atividades realizadas pelo projeto, as atividades da Associação dos Amigos e do próprio Instituto Histórico e, também, as atividades culturais relacionadas à Baixada Fluminense.
9. Também estão previstos encontros com Beto Gaspari e músicos da Baixada Fluminense, nos quais serão apresentadas as trajetórias relacionadas ao universo musical na cidade. As letras das músicas serão recitadas pelo grupo ComInspiração. Os encontros terão registros audiovisuais e o público alvo será constituído por alunos das escolas públicas e ativistas culturas da cidade. Os registros farão parte do acervo do Instituto Histórico. Beto Gaspari é músico, ator, poeta e produtor cultural. Premiado em vários festivais de música e teatro e é fundador do grupo ComInspiração, em 1984.
As atividades são realizadas em espaços variados, como no Instituto Histórico de Duque de Caxias, espaço de exposição da Associação dos Amigos do Instituto Histórico, nos ateliers e espaços do Oficineiros, no Museu Vivo do São Bento… sempre com o objetivo de fortalecer as ações já existentes que envolvem não só a Associação dos Amigos, mas outras instituições parceiras, como o Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, a Liga Municipal de Capoeira, a Associação dos Artistas Plásticos, os Cineclube existentes e os próprios artistas locais que precisavam sempre de incentivo para a realização de suas ações.
Também, visamos atender as demandas das Ações da Associação que aumentaram consideravelmente desde sua criação em 2001, quanto à quantidade e diversidade do público que as acessa, o que criou a necessidade de se estruturar mais o espaço e as ações. Por fim, ao perceber que os militantes culturais locais e todos aqueles que participam das atividades podem também se tornar protagonistas e, através deste Projeto, aumentar a autoestima da população local, particularmente dos mestres de saber popular e dos alunos de escolas públicas, incentivamos a proposta destas ações.
Pensamos ser o objetivo maior deste Projeto, propiciar, a uma parcela da sociedade, acesso à diversas linguagens culturais, divulgando diversas manifestações culturais existentes no município e valorizando os artistas e mestres locais. Ao participar das atividades aqui propostas, muitos jovens despertam ou aprofundam o interesse pela História, pela Tradição Oral e pelas Artes, com a perspectiva de manter algumas manifestações vivas.
Ao apoiar este Projeto, o governo do Estado promove e incentiva políticas públicas de cultura, com o objetivo de elevar o IDH das cidades fluminenses e, particularmente através da cultura, incentiva e facilita a acessibilidade de ampla parcela da sociedade duquecaxiense às atividades culturais de qualidade e que tem, como um de seus objetivos, a elevação da autoestima da população local carente de recursos financeiros e de equipamentos culturais. Este projeto contribui também para a promoção de emprego e renda dos profissionais envolvidos e para a formação daqueles que participarem das atividades.
OBJETIVOS GERAIS:
– Elevar a autoestima da população local, particularmente dos Mestres, dos ativistas culturais e dos alunos da rede pública;
– Colaborar para a elevação do IDH da cidade de Duque de Caxias;
– Divulgar as manifestações populares da Baixada Fluminense, particularmente, da cidade de Duque de Caxias;
– Incentivar o poder público local a transformar algumas destas iniciativas em políticas públicas de cultura;
– Incentivar a geração de emprego e renda na cidade de Duque de Caxias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Proporcionar a uma ampla parcela da população duqueaxiense, acesso a informações/formação relativas às atividades culturais, aos artistas e aos mestres de Tradição Oral;
– Possibilitar o acesso da comunidade à produção das artes plásticas;
– Possibilitar à comunidade o contato com a tradição da capoeira e contribuir para sua difusão;
– Possibilitar aos mestres de tradição oral e aos músicos da cidade de Duque de Caxias registrar em audiovisual suas trajetórias e à comunidade o contato com este universo ao mesmo tempo particular e universal;
– Constituir um acervo que estará disponível para consulta;
– Fortalecer a rede de Mestres de Tradição Oral existentes na cidade;
– Contribuir para a implementação da lei 10.639 na rede pública de ensino;
– Buscar apoio na iniciativa privada para sua continuidade;
– Fortalecer as ações da Associação dos Amigos do Instituto Histórico relacionadas à fruição e difusão das atividades culturais por ele promovidas;
– Incentivar a interação entre as várias linguagens e manifestações culturais que se relacionam com a Associação dos Amigos do Instituto histórico.